O tema em questão é polêmico. Muitos católicos são "oprimidos" em salas de aulas por professores anticlericais e/ou marxistas quando o assunto é Inquisição e, em alguns cenários, protestantes também citam para atacar a Igreja. Para entender melhor, segue abaixo um artigo de Dom Estêvão Bettencourt, OSB, para clarear um pouco este assunto histórico.
A Inquisição não foi criada de uma só vez nem procedeu
sempre do mesmo modo no decorrer dos séculos. Por isto distinguem-se:
1) a Inquisição Medieval,
voltada contra as heresias catara e valdense nos séc. XII/XIII e contra um
falso misticismo do séc. XIV;
2) a Inquisição Espanhola,
instituída em 1478 por iniciativa dos reis Fernando e Isabel; visando
principalmente os judeus e os muçulmanos, tornou-se poderoso instrumento do
absolutismo dos monarcas espanhóis até o séc. XIX, a ponto de quase não poder
ser considerada instituição eclesiástica (não raro a Inquisição espanhola procedeu independentemente de Roma, resistindo à
intervenção da Santa Sé, porque o rei da Espanha a esta se opunha);
3) a Inquisição Romana,
(também dita "o Santo Ofício"), instituída em 1542 pelo Papa Paulo
III, em vista do surto do Protestantismo.
Apesar das modalidades de que se revestiu, a Inquisição medieval e romana foi movida por alguns princípios e uma
mentalidade característicos; é justamente a estes princípios que o historiador deve
voltar a sua atenção, a fim de poder formular um juízo sobre a famosa
instituição. Conscientes disto, examinaremos as origens da Inquisição, seus procedimentos mais famigerados, para finalmente
chegarmos a uma apreciação objetiva do acontecimento histórico.
1.
Origens da Inquisição
No antigo Direito Romano, o juiz não empreendia a procura
dos delituosos; só procedia ao julgamento depois que lhe fosse apresentada a
denúncia. Até a Alta Idade Média, o mesmo se deu na Igreja: a autoridade
eclesiástica não procedia contra os delitos se estes não lhe fossem previamente
deferidos. No decorrer dos tempos, porém, esta praxe mostrou-se insuficiente.
Além disto, no séc. XI apareceu na Europa nova forma de delito religioso, isto
é, uma heresia fanática e revolucionária, como não houvera até então: o
catarismo (do grego katharós, puro) ou o movimento dos albigenses
(de Albi, cidade da França meridional, onde os hereges tinham seu foco principal).
Considerando a matéria por si má, os cátaros rejeitavam não
somente a face visível da Igreja, mas também instituições básicas da vida civil
— o matrimônio, a autoridade governamental, o serviço militar — e enalteciam o
suicídio. Destarte constituíam grave ameaça não somente para a fé cristã, mas
também para a vida pública.
Em bandos fanáticos, às vezes apoiados por nobres senhores,
os cátaros provocaram tumultos, ataques às igrejas, etc., por todo o decorrer
do séc. XI até 1150 aproximadamente, na França, na Alemanha, nos
Países-Baixos... O povo, com a sua espontaneidade, e a autoridade civil se encarregaram
de os reprimir com violência: não raro o poder régio da França, por iniciativa
própria e a contragosto dos bispos, condenou à morte pregadores albigenses,
visto que solapavam os fundamentos da ordem constituída. Foi o que se deu, por
exemplo, em Orléans (1017). onde o rei Roberto, informado de um surto de
heresia na cidade, compareceu pessoalmente, procedeu ao exame dos hereges e os
mandou lançar ao fogo; a causa da civilização e da ordem pública se
identificava com a da fé! Entrementes a autoridade eclesiástica limitava-se a
impor penas espirituais (excomunhão, interdito, etc.) aos albigenses, pois até
então nenhuma das muitas heresias conhecidas havia sido combatida por violência
física; S. Agostinho (+430) e antigos bispos, S. Bernardo (+1153), S, Norberto
(+1134) e outros mestres medievais eram contrários ao uso da força ("Sejam
os hereges conquistados não pelas armas, mas pelos argumentos", admoestava
São Bernardo, In Cant serm. 64).
Não são casos isolados os seguintes; em 1144 na cidade de
Lião o povo quis punir violentamente um grupo de inovadores que aí se
introduzira; o clero, porém, os salvou, desejando a sua conversão, e não a sua
morte. Em 1077 um herege professou seus erros diante do bispo de Cambraia; a
multidão de populares lançou-se então sobre ele, sem esperar o julgamento;
encerraram-no numa cabana, à qual atearam o fogo!
Contudo em meados do séc. XII a aparente indiferença do
clero se mostrou insustentável: os magistrados e o povo exigiam colaboração
mais direta na repressão do catarismo. Muito significativo, por exemplo, é o
episódio seguinte: o Papa Alexandre III, em 1162, escreveu ao arcebispo de
Reims e ao Conde da Flândria, em cujo território os cátaros provocavam
desordens:
"Mais vale absolver culpados do que, por excessiva severidade,
atacar a vida de inocentes... A mansidão mais convém aos homens da Igreja do
que a dureza".
Informado desta admoestação pontifícia, o rei Luís VII de
França, irmão do referido arcebispo, enviou ao Papa um documento em que o
descontentamento e o respeito se traduziam simultaneamente:
'Que vossa prudência dê atenção toda particular a essa
peste (a heresia) o a suprima antes que possa crescer. Suplico-vos para bem da
fé cristã: concedei todos os poderes neste campo ao arcebispo (de Reims); ele
destruirá os que assim se insurgem contra Deus; sua Justa severidade será
lourada por todos aqueles que nesta terra são animados de verdadeira piedade.
Se procederdes de outro modo, as queixas não se acalmarão facilmente e
desencadeareis contra a Igreja Romana as violentas recriminações da opinião pública
(Martène, Amplíssima Collectio II 683s).
As consequências deste intercâmbio epistolar não se fizeram
esperar muito: o concilio regional de Tours em 1163, tomando medidas
repressivas à heresia, mandava inquirir (procurar) os seus agrupamentos secretos.
Por fim, a assembleia de Verona (Itália), à qual compareceram o Papa Lúcio III,
o Imperador Frederico Barbarroxa, numerosos bispos, prelados e príncipes,
baixou em 1184 um decreto de grande importância: o poder eclesiástico e o
civil, que até então haviam agido independentemente um do outro (aquele impondo
penas espirituais, este recorrendo à força física), deveriam combinar seus
esforços em vista de mais eficientes resultados: os hereges seriam doravante
não somente punidos, mas também procurados (inquiridos); cada bispo
inspecionaria, por si ou por pessoas de confiança, uma ou duas vezes por ano,
as paróquias suspeitas; os condes, barões e as demais autoridades civis os
deveriam ajudar sob pena de perder seus cargos ou ver o interdito lançado sobre
as suas terras; os hereges depreendidos ou abjurariam seus erros ou seriam
entregues ao braço secular, que lhes imporia a sanção devida.
Assim era instituída a chamada "Inquisição episcopal",
a qual, como mostram os precedentes, atendia a necessidades reais e a clamores
exigentes tanto dos monarcas e magistrados civis como do povo cristão;
independentemente da autoridade da Igreja, já estava sendo praticada a
repressão física das heresias.
No decorrer do tempo, porém, percebeu-se que a Inquisição episcopal ainda era insuficiente para deter os inovadores;
alguns bispos, principalmente no sul da França, eram tolerantes; além disto,
tinham seu raio de ação limitado às respectivas dioceses, o que lhes vedava uma
campanha eficiente. À vista disto, os Papas, já em fins do séc. XII, começaram
a nomear legados especiais, munidos de plenos poderes para proceder contra a
heresia onde quer que fosse. Destarte surgiu a "Inquisição pontifícia"
ou "legatina", que a princípio ainda funcionava ao lado da episcopal,
aos poucos, porém, a tornou desnecessária. A Inquisição papal
recebeu seu caráter definitivo e sua organização básica em 1233, quando o Papa
Gregório IX confiou aos dominicanos a missão de Inquisidores; haveria
doravante, para cada nação ou distrito inquisitorial, um Inquisidor-Mor, que
trabalharia com a assistência de numerosos oficiais subalternos (consultores,
jurados, notários.,.), em geral independentemente do bispo em cuja diocese
estivesse instalado. As normas do procedimento inquisitorial foram sendo sucessivamente
ditadas por bulas pontifícias e decisões de concílios.
Entrementes a autoridade civil continuava a agir, com zelo
surpreendente (!), contra os sectários. Chama a atenção, por exemplo, a conduta
do Imperador Frederico II, um dos mais perigosos adversários que o Papado teve
no séc. XIII. Em 1220 este monarca exigiu de todos os oficiais do seu governo, que prometessem
expulsar de suas terras os hereges reconhecidos pela Igreja; declarou a heresia
crime de lesa-majestade, sujeito à pena de morte e mandou dar busca aos
hereges. Em 1224 publicou decreto mais severo do que qualquer das leis editadas
pelos reis ou Papas anteriores: as autoridades civis da Lombardia deveriam não
somente enviar ao fogo quem tivesse sido comprovado herege polo bispo, mas ainda
cortar a língua aos sectários a quem, por razões particulares, se houvesse
conservado a vida, É possível que Frederico II visasse interesses próprios na
campanha contra a heresia; os bens confiscados redundariam em proveito da
coroa.
Não menos típica é a atitude de Henrique II, rei da
Inglaterra; tendo entrado em luta contra o arcebispo Tomas Becket, primaz da
Cantuária, e o Papa Alexandre III, foi excomungado. Não obstante mostrou-se um
dos mais ardorosos repressores da heresia no seu reino: em 1185, por exemplo,
alguns hereges da Flândria, tendo-se refugiado na Inglaterra, o monarca mandou
prendê-los, marcá-los com ferro vermelho na testa e expô-los, assim
desfigurados, ao povo; além disso, proibia aos seus súditos lhes dessem asilo
ou lhes prestassem o mínimo serviço.
Estes dois episódios, que não são únicos no seu gênero, bem
mostram que o proceder violento contra os hereges, longe de ler sido sempre
inspirado pela suprema autoridade da Igreja, foi não raro desencadeado
independente desta, por poderes que estavam em conflito com a própria Igreja. A Inquisição, em toda a sua história, se ressentiu dessa usurpação de
direitos ou da demasiada ingerência das autoridades civis em questões que
dependem primariamente do foro eclesiástico.
Em conclusão, o histórico das origens da Inquisição leva-nos a ver que esta não foi concebida como órgão de
intransigência odiosa, mas, sim, qual medida defensiva do bem comum, religioso
e civil. Consciente disto, o historiador distingue entre a intenção dos homens da Igreja que instituíram a Inquisição, e a conduta
daqueles que a executaram, conduta que passamos a analisar.
2. Alguns dos procedimentos da Inquisição
As táticas utilizadas pelos Inquisidores são-nos hoje
notórias, pois ainda se conservam Manuais de instruções práticas entregues ao
uso dos referidos oficiais. Quem lê tais textos, verifica que as autoridades
visavam fazer dos juízes inquisitoriais autênticos representantes da justiça e
da causa do bem. Bernardo de Gui (séc. XIV), por exemplo, tido como um dos mais
severos Inquisidores, dava as seguintes normas aos seus colegas:
"O Inquisidor deve ser diligente e fervoroso no seu
zelo pela verdade religiosa, pela salvação das almas e pela extirparão das
heresias. Em meio às dificuldades permanecerá calmo, nunca
cederá à cólera nem à indignação... Nos casos duvidosos, seja
circunspecto, não dê fácil crédito ao que parece provável e muitas vezes não é
verdade: tam bom não rejeite obstinadamente a opinião contrária, pois o que
parece improvável frequentemente acaba por ser comprovado como verdade... O
amor da verdade e a piedade, que devem residir no coração de um juiz brilhem
nos seus olhos, o fim de que suas decisões jamais possam parecer ditadas pela
cupidez e a crueldade" (Pratica VI p... Ed. Douis 232s).
Já que mais de uma vez se encontram instruções tais nos
arquivos da Inquisição, não se
poderia crer que o apregoado ideal do Juiz Inquisidor, ao mesmo tempo
equitativo e bom, se realizou com mais frequência do que comumente se pensa?
Não se deve esquecer, porém, (como abaixo mais explicitamente se dirá) que as
categorias pelas quais se afirmava a justiça na Idade Média, não eram
exatamente as da época moderna... Além disto, levar-se-á em conta que o papel
do juiz, sempre difícil, era particularmente árduo nos casos da Inquisição: o povo e as autoridades civis estavam profundamente
interessados no desfecho dos processos; pelo que, não raro exerciam pressão
para obter a sentença mais favorável a caprichos ou a interesses temporais; às
vezes, a população obcecada aguardava ansiosamente o dia em que o
"veredictum" do juiz entregaria ao braço secular os hereges
comprovados. Em tais circunstâncias não era fácil aos juízes manter a
serenidade desejável.
Dentre as táticas adotadas pelos Inquisidores, merecem
particular atenção a tortura e a entrega ao poder secular (pena de morte).
A tortura estava em uso entre os gregos e romanos
pré-cristãos que quisessem obrigar um escravo a confessar seu delito. Certos
povos germânicos também a praticavam. Em 866, porém, dirigindo-se aos búlgaros,
o Papa Nicolau I a condenou formalmente.
Não obstante, a tortura foi de novo adotada pelos tribunais
civis da Idade Média nos inícios do séc. XIII, dado o renascimento de Direito
Romano. Nos processos inquisitoriais, o Papa Inocêncio IV acabou por
introduzi-la em 1252, com a cláusula: "Não haja mutilação de membro nem
perigo de morte" para o réu. O Pontífice, permitindo tal praxe, dizia
conformar-se aos costumes vigentes em seu tempo (Bullarum amplíssima collectio
II 326).
Os Papas subsequentes, assim como os Manuais dos
Inquisidores, procuraram restringir a aplicação da tortura: só seria lícita
depois de esgotados os outros recursos para investigar a culpa e apenas nos casos
em que já houvesse meia-prova do delito ou, como dizia a linguagem técnica,
dois “índices veementes” deste, a saber: o depoimento de testemunhas
fidedignas, de um lado, e, de outro lado, a má fama, os maus costumes ou
tentativas de fuga do réu. O concílio de Viena (França) em 1311 mandou
outrossim que os Inquisidores só recorressem à tortura depois que uma comissão
julgadora e o bispo diocesano a houvessem aprovado para cada caso em
particular. — Apesar de tudo que a tortura apresenta de horroroso, ela tem sido
conciliada com à mentalidade do mundo moderno...: ainda estava oficialmente em
uso na França do séc. XVIII e tem sido aplicada até mesmo em nossos dias...
Quanto à pena de morte, reconhecida pelo antigo Direito
Romano, estava em vigor na jurisprudência civil da Idade Média. Sabe-se, porém,
que as autoridades eclesiásticas eram contrárias à sua aplicação em casos de
lesa-religião. Contudo, após o surto do catarismo (séc. XII), alguns canonistas
começaram a julgá-la oportuna, apelando para o exemplo do Imperador Justiniano,
que no séc. VI a infligira aos maniqueus. Em 1199 o Papa Inocêncio III
dirigia-se aos magistrados de Viterbo nos seguintes termos:
''Conforme a lei civil, os
réus de lesa-majestade são punidos com a pena capital e seus bens são
confiscados,... Com muito mais razão, portanto, aqueles que, desertando a fé,
ofendem a Jesus, o Filho do Senhor Deus, devem ser separados da comunhão cristã
e despojados de seus bens, pois multo mais grave é ofender a Majestade Divina do que
lesar a majestade humana" (epist. 2,1).
Como se vê, o Sumo Pontífice com essas palavras desejava
apenas justificar a excomunhão e a confiscação de bens dos hereges;
estabelecia, porém, uma comparação que daria ocasião a nova praxe... O
Imperador Frederico II soube deduzir-lhe as últimas consequências: tendo
lembrado numa constituição de 1220 a frase final de Inocêncio III, o monarca,
em 1224, decretava francamente para a Lombardia a pena de morte contra os
hereges e, já que o Direito antigo assinalava o fogo em tais casos, o Imperador
os condenava a ser queimados vivos. Em 1230 o dominicano Guala, tendo subido à
cátedra episcopal de Bréscia (Itália), fez aplicação da lei imperial na sua
diocese. Por fim, o Papa Gregório IX, que tinha intercâmbio frequente com
Guala, adotou o modo de ver deste bispo: transcreveu em 1230 ou 1231 a
constituição imperial de 1224 para o Registro das cartas pontifícias e em breve
editou uma lei pela qual mandava que os hereges reconhecidos pela Inquisição fossem abandonados ao poder civil, para receber o devido
castigo, castigo que, segundo a legislação de Frederico II, seria a morte pelo
fogo.
Os teólogos e canonistas da época se empenharam por
justificar a nova praxe; eis como o fazia S. Tomaz de Aquino:
“É muito mais grave corromper a fé, que é a vida da alma,
do que falsificar a moeda, que é um meio de prover à vida temporal. Se, pois,
os falsificadores de moedas e outros malfeitores são, a bom direito, condenados
à morte pelos príncipes seculares, com muito mais razão os hereges, desde que
sejam comprovados tais, podem não somente ser excomungados, mas também em toda
justiça ser condenados à morte” (Suma Teológica ll/II 11.3cl).
A argumentação do S. Doutor procede do princípio (sem
dúvida, autêntico em si, mas pouco significativo para o mundo moderno) de que a
vida da alma mais vale do que a do corpo; se, pois, alguém pela heresia ameaça
a vida espiritual do próximo, comete maior mal do que quem assalta a vida
corporal; o bem comum então exige a remoção do grave perigo (veja-se também S.
Teol. II/II 11,4c).
Contudo as execuções capitais não foram tão numerosas
quanta se podaria crer. Infelizmente faltam-nos estatísticas completas sobro o
assunto; consta, porém, que o tribunal de Pamiers, de 1308 a 1324, pronunciou
75 sentenças condenatórias, das quais apenas cinco mandavam entregar o réu ao
poder civil (o que equivalia à morte); o Inquisidor Bernardo de Gui em Tolosa,
de 1303 a 1323, proferiu 930 sentenças, das quais 42 eram capitais; no primeiro
caso, a proporção é de 1/15; no segundo caso, de 1/22.
Não se poderia negar, porém, que houve injustiças e abusos
da autoridade por parte dos juízes inquisitoriais. Tais males se devem à
conduta de pessoas que, em virtude da fraqueza humana, não foram sempre fiéis
cumpridoras da sua missão. Os Inquisidores trabalhavam a distâncias mais ou
menos consideráveis de Roma, numa época em que, dada a precariedade de correios
e comunicações, não podiam ser assiduamente controlados pela suprema autoridade
da Igreja. Esta, porém, não deixava de os censurar devidamente, quando recebia
notícia de algum desmando verificado em tal ou tal região.
Famoso, por exemplo, é o caso do Roberto o Bugro,
Inquisidor-Mor de França do séc. XIII. O Papa Gregório IX a princípio muito o
felicitava por seu
zelo. Roberto, porém, tendo aderida outrora à heresia, mostrava-se
excessivamente violento na repressão da mesma. Informado dos desmandos
praticados pelo Inquisidor, o Papa o destituiu de suas funções e mandou
encarcerar. — Inocêncio IV, o mesmo Pontífice que permitiu a tortura nos
processos da Inquisição, e Alexandre
IV, respectivamente em 1246 e 1256, mandaram os Padres Provinciais e Gerais dos
Dominicanos e Franciscanos depor os Inquisidores de sua Ordem que se tornassem
notórios por sua crueldade.
O Papa Bonifácio VIII (1294-1303), famoso pela tenacidade e
intransigência de suas atitudes, foi um dos que mais reprimiram os excessos dos
Inquisidores, mandando examinar, ou simplesmente anulando, sentenças proferidas
por estes.
O concilio regional de Narbona (França) em 1243 promulgou
29 artigos que visavam impedir abusos do poder. Entre outras normas, prescrevia
aos Inquisidores só proferissem sentença condenatória nos casos em que, com
segurança, tivessem apurado alguma falta, "pois mais vale deixar um
culpado impune do que condenar um inocente" (can. 23).
Dirigindo-se ao Imperador Frederico II, pioneiro dos
métodos inquisitoriais, o Papa Gregório IX aos 15 de Julho de 1233 lhe lembrava
que "a arma manejada pelo Imperador não devia servir para satisfazer aos
seus rancores pessoais, com grande escândalo das populações, com detrimento da
verdade e da dignidade imperial" (ep. saec. XIII 538,5500).
Conclusão
Procuremos agora formular um juízo sobre a Inquisição medieval.
Não é necessário ao católico justificar tudo que, em nome
desta, foi feito. É preciso, porém, que se entendam as intenções e a
mentalidade que moveram a autoridade eclesiástica a instituir a Inquisição. Estas intenções, dentro do quadro de pensamento da Idade Média,
eram legítimas; diríamos até: deviam parecer aos medievais inspiradas por santo
zelo. Podem-se reduzir a quatro os fatores que influíram decisivamente no surto
e no andamento da Inquisição:
1) os medievais tinham profunda consciência do valor da alma e dos bens espirituais (consciência que hoje em dia se acha
muito atenuada). Tão grande era o amor à fé (esteio da vida espiritual) que se
considerava a deturpação da fé pela heresia como um dos maiores crimes que o
homem pudesse cometer (notem-se os textos de S. Tomás e do Imperador Frederico
I acima citados); essa fé era tão viva e espontânea que dificilmente se
admitiria viesse alguém a negar com boas intenções um só dos artigos do credo.
2) As categorias
de justiça na Idade Média
eram um tanto diferentes das nossas: havia muito mais espontaneidade (que às
vezes equivalia a rudez) na defesa dos direitos. Pode-se dizer que os
medievais, no caso, seguiam mais o rigor da lógica do que a ternura do
sentimento; o raciocínio abstrato e rígido neles prevalecia por vezes sobre o
senso psicológico (nos tempos atuais verifica-se quase o contrário: muito se
apela para a psicologia e o sentimento, pouco se segue a lógica; os homens
modernos não acreditam muito em princípios perenes; tendem a tudo julgar
segundo critérios relativos e relativistas, critérios de moda e de preferência
subjetiva).
3) A intervenção
do poder secular exerceu
profunda influência no desenvolvimento da Inquisição . As
autoridades civis anteciparam-se na aplicação da força física e da pena de
morte aos hereges; instigaram a autoridade eclesiástica para que agisse energicamente;
provocaram certos abusos motivados pela cobiça de vantagens políticas ou
materiais. De resto, o poder espiritual e o temporal na Idade Média estavam, ao
menos em tese, tão unidos entre si que lhes parecia normal, recorressem um ao
outro em tudo que dissesse respeito ao bem comum. A partir dos inícios do séc.
XIV a Inquisição foi
sendo mais e mais explorada pelos monarcas, que dela se serviam para promover
seus interesses particulares, subtraindo-a às diretivas do poder eclesiástico,
até mesmo encaminhando-a contra este; é o que aparece claramente no processo
inquisitório dos Templários, movido por Filipe o Belo da França (1285- 1314) à
revelia do Papa Clemente V; cf. "P.R." 15/1959,
qu. 7 (Templários).
4) Não se negará a fraqueza
humana de Inquisidores e de
oficiais seus colaboradores. Não seria lícito, porém, dizer que a suprema
autoridade da Igreja tenha pactuado com esses atos de fraqueza; ao contrário,
tem-se o testemunho de numerosos protestos enviados pelos Papas e concílios a
tais ou tais oficiais, contra tais leis e tais atitudes inquisitoriais. As
declarações oficiais da Igreja concernentes à Inquisição se
enquadram bem dentro das categorias da justiça medieval; a injustiça se
verificou na execução concreta das leis.
Diz-se, de resto, que cada época da história apresenta ao
observador um enigma próprio: na antiguidade remota, o que surpreende são os
desumanos procedimentos de guerra. No Império Romano, é a mentalidade dos
cidadãos, que não concebiam o mundo sem o seu Império (oikouméne = orbe habitado =Imperium) nem
concebiam o Império sem a escravatura. Na época contemporânea, é o relativismo
ou ceticismo público; é a utilização dos requintes da técnica para "lavar
o crânio", desfazer a personalidade, fomentar o ódio e a paixão. Não seria
então possível que os medievais, com boa fé na consciência, tenham recorrido a
medidas repressivas do mal que o homem moderno, com razão, julga demasiado
violentas?
Quanto à Inquisição Romana,
instituída no séc. XVI, era herdeira das leis e da mentalidade da Inquisição medieval. No tocante à Inquisição espanhola,
sabe-se que agiu mais por influência dos monarcas de Espanha do que sob a
responsabilidade da suprema autoridade da Igreja.
Por Dom Estêvão Bettencourt, OSB
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