Foto: L'Osservatore Romano |
Os gestos e atitudes corporais ajudam a demonstrar a unidade dentro das celebrações eucarísticas e faz com que ela – conforme vai dizer a Instrução Geral do Missal Romano (IGMR), na rubrica 42 – “brilhe pela beleza e nobre simplicidade”.
Quando os estão fiéis de pé?
Os fiéis permanecem de pé do início do canto de entrada da Missa. Quando não é entoado tal canto, eles permanecem de é enquanto o sacerdote se dirige para o altar. Durante o Kyrie (ato penitencial), Gloria in excelsis até a oração coleta os fiéis ainda estão de pé.
Veja também:
- Missa não é espetáculo, declara Papa Francisco no início do novo ciclo de catequeses
- Uma bela oração para se rezar após a Comunhão ou após a Missa
Também ficam de pé durante todo o cântico do Aleluia, entoado antes do Evangelho; durante a profissão de fé e a oração universal e desde o invitatório “orai, irmãos”, antes da oração sobre as oblatas, até ao fim da Missa (a exceção aqui são os momentos como a consagração, cuja posição e gestos corporais serão citados adiante).
Quando os fiéis estão sentados?
Durante as leituras precedentes ao Evangelho e durante o salmo responsorial e enquanto acontece a homilia, os fiéis permanecem sentados. Tal posição corporal também se repete durante a preparação dos dons (ofertório) e, conforme explicita a rubrica 43 da IGMR, “se for oportuno, durante o silêncio sagrado depois da Comunhão”.
Quando não houver lugar para o fiel se sentar, deverá permanecer de pé.
Quando os fiéis estão de joelhos?
Exceto por razões de saúde e/ou falta de espaço no local, os fiéis devem estar de joelhos durante a consagração. Os que assim não puderem estar, devem fazer uma inclinação profunda enquanto o sacerdote genuflete após a consagração.
Recomendado para você
0 comentários:
Postar um comentário