- Papa Francisco declarou que Missa não é espetáculo. Foto: Daniel Ibáñez / ACI Prensa - |
O Papa Francisco deu início a um novo ciclo de catequeses onde, a cada quarta-feira, falará sobre a Eucaristia e a Santa Missa.
Após concluir o ciclo de catequeses sobre a esperança Papa Francisco afirmou que escolheu falar sobre este tema "para descobrir como, através deste mistério da fé, resplandece o amor de Deus".
"A mim provoca muita tristeza quando celebro aqui na Praça ou na Basília e vejo muitos celulares ao alto, não só dos fiéis, mas também de padres e até bispos", declarou.
Francisco explicou que "a Missa não é um espetáculo" e sim um caminhar "ao encontro da paixão e ressurreição do Senhor". E pediu: "nada de celulares".
Veja também:
A formação litúrgica dos fiéis é algo indispensável para que haja uma participação ativa, consciente e plena durante as celebrações. Este é um tema central, que os Padres conciliares sublinharam durante o Concílio Vaticano II.
A Constituição Conciliar Sacrosanctum Concilum, em seu número 11, diz que "para assegurar esta eficácia plena, é necessário, porém, que os fiéis celebrem a Liturgia com retidão de espírito, unam a sua mente às palavras que pronunciam, cooperem com a graça de Deus, não aconteça de a receberem em vão".
Francisco declarou que "um dos intentos fortes do Concílio Vaticano II era levar os cristãos a compreender a grandeza da fé e a beleza do encontro com Cristo; com esse objetivo, sob a guia do Espírito Santo, lançou mãos a uma adequada renovação da Liturgia, pois é dela que a Igreja incessantemente vive e é graças a ela que se renova".
"E esta é justamente a finalidade do clico de catequeses que hoje iniciamos: crescer no conhecimento do grande dom que Deus nos doou na Eucaristia", disse o Santo Padre.
0 comentários:
Postar um comentário