A fake news começou a circular na noite de 22 de dezembro após o site Daily Express publicar que, de acordo com Austen Ivereigh (biógrafo do Papa Francisco), teria afirmado que "nunca houve qualquer dúvida de que ele renunciaria em 2020". No Brasil, a notícia foi trazida pelo site Diário do Centro do Mundo.
"Ele deixou claro desde o início que considerava o ato do Papa Bento (XVI) um ato profético de grande modéstia e que ele não teria absolutamente nenhum problema em fazer o mesmo", disse Ivereigh.
Em publicação feita no início da tarde o biógrafo do Papa Francisco, Austen Ivereigh, publicou mensagem no Twitter afirmando que "uma das citações" utilizadas pelo no Daily Express sobre o Papa renunciar data de 2015. Já a outra, "que ele (Papa Francisco) renunciará em 2020 é uma invenção".
"Nunca o disse. Isto é um pontificado em pleno vigor", concluiu Ivereigh.
Amigos lusófonos: isto é #fakenews. Uma das citações (sobre a disposição do Papa a renunciar) vem de 2015; a outra (que ele renunciará em 2020) é uma invenção. Fição. Nunca o disse. Isto é um pontificado em pleno vigor. https://t.co/0tqMvMAFjq
— Austen Ivereigh (@austeni) December 23, 2020
0 comentários:
Postar um comentário