- Cristo na cruz. Foto: Pixabay/Domínio Público - |
Após o Domingo de Ramos, a Igreja entra na Semana Santa, semana antecedente à Páscoa e que introduz os fiéis no mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. Em algumas regiões, é chamada de “Semana Maior”, por ser aquela que prepara para a Páscoa do Senhor e por proporcionar uma vivência espiritual muito intensa.
Estão listados abaixo alguns atos religiosos que acontecem durante os dias da Semana Santa (algumas práticas de devoção podem ocorrer em dias diferentes, dependendo do local).
Domingo de Ramos
Marca o início da Semana Santa. A celebração recorda a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, quando foi recebido por seus discípulos e pelo povo com palmas e ramos de oliveira.
Segunda-feira
Sucedendo o Domingo de Ramos, ela é o segundo dia da Semana Santa. A segunda-feira santa é conhecida em alguns lugares como “segunda-feira das trevas”. Nesse dia realiza-se a o ofício de trevas.
Terça-feira
Costuma-se exercitar nesse dia a prática devocional das Sete dores de Nossa Senhora, uma antiga tradição que faz memória dessas dores de Nossa Senhora e que busca difundir a devoção a Mater Dolorosa (Mãe Dolorosa).
Quarta-feira
Quarto dia da Semana Santa no qual, em algumas igrejas, celebra-se a piedosa procissão do encontro de Nosso Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores. Ainda há igrejas que neste dia celebram o Ofício das Trevas, lembrando que o mundo já está em trevas devido à proximidade da morte de Jesus.
Quinta-feira
Na manhã deste dia, nas catedrais das dioceses, os bispos, reunidos com seu presbitério, celebram a Missa Crismal, na qual são abençoados os óleos que serão usados na administração dos sacramentos do Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos.
- [VÍDEO] O dia em que um bêbado salvou Jesus
- Uma bela oração para se rezar após a Comunhão ou após a Missa
À noite, acontece a celebração solene da Missa, em que se recorda a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio ministerial. Nessa Missa realiza-se a cerimônia do lava-pés, em que o celebrante recorda o gesto de Cristo que lavou os pés dos seus apóstolos.
Sexta-feira
Sábado
À noite, a Igreja celebra a solene Vigília Pascal, a “mãe de todas as vigílias”, revivendo a ressurreição de Cristo, sua vitória sobre o pecado e a morte. A cerimônia é carregada de ricos simbolismos que lembram a ação de Deus, a luz e a vida nova que brotam da ressurreição de Cristo.
0 comentários:
Postar um comentário