- Foto de Mons. Georges Lemaître e desenho da homenagem feita pelo Google - |
O Google, o maior mecanismo de busca do mundo, tem um recurso contínuo em que o logotipo e a página inicial são atualizados para exibir ou comemorar "feriados, aniversários e a vida de artistas famosos, pioneiros e cientistas". Eles são conhecidos como Google Doodles.
Para esta terça-feira, 17 de julho, o doodle do Google apresenta o Monsenhor Georges Lemaître, o padre e matemático belga que formulou a teoria do Big Bang, em comemoração do que teria sido seu aniversário de 124 anos.
Sobre o Monsenhor Lemaître, o Google escreveu
A maioria das pessoas já ouviu falar da teoria do Big Bang, mas poucos reconhecem o nome Georges Lemaître, o homem que surgiu com a hipótese que transformou nossa compreensão da astrofísica. Nascido neste dia em 1894, Lemaîtrefoi um padre católico belga que propôs que o universo começasse como um único átomo primordial, a que ele se referia como o "Ovo Cósmico". Embora sua tese fosse baseada em cálculos derivados da Teoria da Relatividade Geral de Einstein, este último inicialmente desconsiderou o trabalho de Lemaître, com a seguinte obervação: "Seus cálculos estão corretos, mas sua física é atroz." Dois anos depois, Einstein mudou de ideia.
Veja também:
O artigo de Lemaître de 1927 teorizando que o universo estava se expandindo foi logo substanciado pelas observações de Edwin Hubble, publicadas em 1929. Tendo estudado física em Cambridge, Harvard e MIT, Lemaître estimou com precisão o valor numérico que os astrônomos viriam a chamar de constante de Hubble: unidade de medida que descreve a taxa de expansão do universo. Comparado aos pequenos leitores científicos de Lemaître na Bélgica, o trabalho de Hubble recebeu uma circulação muito mais ampla. Como resultado, o nome de Hubble é mais frequentemente associado ao Big Bang, que deu origem a um novo ramo da ciência conhecido como cosmologia relativista.
- Imagem da homenagem do Google Doodles - |
Em 1934, Lemaître recebeu o prestigiado prêmio Francqui, o mais alto título científico da Bélgica - um de seus nominadores era Einstein. Vários outros prêmios científicos internacionais honraram o legado de Lemaître, e uma cratera na lua recebeu seu nome em 1970.
O desenho animado de hoje publicado no Google Doodles retrata Lemaître dentro do universo em constante expansão que ele imaginou, cercado por galáxias expandindo-se para fora exatamente como ele disse que faria.
Texto: uCatholic e Google
Tradução: Sim, sou Católico
0 comentários:
Postar um comentário