- Basílica de São Pedro. Foto: Wikimedia/Creative Commons - |
Sempre que se fala no Vaticano, o pensamento logo remete à Praça de São Pedro, Basílica de São Pedro e muitos acabam até achando que é lá que está a Catedral do Papa. Mas, você já se perguntou quantas paróquias existem no Vaticano, o menor país do mundo?
- Após o portão, a Paróquia de Sant'Ana é a primeira edificação à direita. Foto: Wikimedia/CC - |
- Soldados da Guarda Suíça monitorando a fronteira na Porta Sant'Anna durante visita do Papa ao local - |
A igreja matriz da Pontifícia Paróquia de Sant'Ana também é conhecida como Sant'Anna dei Palafrenieri, ou Igreja de Sant'Ana dos Cavalariços ou ainda Sant'Anna in Vaticano. O templo teve a construção iniciada em 1565 e foi concluído em 1775, sendo Barroco o estilo dominante.
A igreja pertenceu à Arquiconfraria dos Pontifícios Cavalariços até 1929, quando foi assinado o Tratado de Latrão, o qual constituiu o Estado da Cidade do Vaticano. Em 30 de maio de 1929, o Papa Pio XI transformou a igreja em paróquia através da Constituição Apostólica Ex Lateranensi pacto. Na ocasião, o templo foi entregue aos agostinianos e até hoje eles administram a paróquia.
- Foto: Wikimedia/Creative Commons - |
A Pontifícia Paróquia Sant'Ana é praticamente um dos únicos lugares público de oração dentro dos muros do Vaticano e pode ser acessada sem necessidade de licenças. Geralmente os Guardas irão lhe perguntar onde você irá: ao dizer que entrará na igreja, eles vão liberar a passagem.
Se um dia for viajar à Roma, não deixe de colocar em seus planos uma visita a esta igreja no Vaticano.
0 comentários:
Postar um comentário